Você sabe qual a única área habitada de Ilhéus onde a Covid-19 ainda não chegou?

Pimenteiras até agora conseguiu o que a Antártida não pôde evitar
Clodoaldo Ribeiro

Em primeira mão.

O município de Ilhéus é um dos mais atingidos na Bahia pela Covid-19, com 8.868 casos confirmados da doença. Mas há um único oásis por aqui: o distrito de Pimenteiras, localizado na zona noroeste do município e a 78 quilômetros de distância da sede. A localidade jamais registrou um caso oficial da doença.

O levantamento feito pelo Jornal Bahia Online aponta que Pimenteiras poderia, na verdade, estar no meio de um grande furacão da doença. A localidade faz divisa com os distritos de Inema, Banco Central e Banco do Pedro que, juntos, registraram, até o momento, 29 casos, inclusive com três mortes (duas em Banco do Pedro e uma em Banco Central).

Mas Pimenteiras continua “zerada” nas estatísticas da doença. É a única área povoada do município onde a doença não se apresentou, segundo os boletins diários liberados pela Prefeitura.

O JBO apurou que não há nenhuma informação científica para essa situação e nem medida específica – e diferente do restante do município - tomada pela Prefeitura no controle da doença e da própria população.

População "espalhada"

Profundo conhecedor da zona rural de Ilhéus, o vice-prefeito e historiador José Nazal atribui o fato à condição de Pimenteiras ser o segundo menor distrito em densidade populacional, atrás, apenas, da zona rural do Japu.

O distrito possui uma área de 80 quilômetros quadrados e, segundo o Censo 2010, do IBGE, tem uma população total de 1.128 habitantes, sendo que 338 moram na zona urbana da sede distrital e 790 na zona rural.

Pimenteiras já foi considerado um grande produtor de cacau de Ilhéus até o advento da vassoura-de-bruxa, quando teve início a migração de sua população para os centros urbanos e outros estados.

O distrito possui serviços essenciais básicos na área de saúde e educação, sendo atendido pelo CRAS Norte, da Secretaria de Assistência Social.

O fato é que a pacata localidade de Pimenteiras, em Ilhéus, conseguiu até agora o que nem mesmo a distante Antártida não pôde evitar